Instituto Pensar - Autorreforma: lançamento do Livro 5 reitera compromisso do PSB com mudança política

Autorreforma: lançamento do Livro 5 reitera compromisso do PSB com mudança política

por: Mariane Del Rei 


Foto: Samuel Porto

evento virtual de lançamento do  Livro 5 das Teses da Autorreforma do PSB, realizado na noite da quarta-feira (22), foi marcado pelo depoimento de lideranças e personalidades socialistas que contribuíram para a formulação das propostas contidas na quinta publicação de sua autoconstrução, cujo conteúdo reflete as principais diretrizes do partido para o futuro.

O livro traz contribuições de todos os debates quinzenais organizados pela Direção Nacional do PSB sobre os temas da Autorreforma que serão discutidos no XV Congresso Nacional Constituinte da Autorreforma do Partido Socialista Brasileiro, em abril de 2022.

O livro é composto de 442 teses, divididas em cinco eixos temáticos: Reforma do Estado, Economia: prosperidade; igualdade e sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, e economia verde, Políticas sociais e cidades criativas, Socialismo Criativo, democracia e o partido que queremos.

Agora, novas emendas podem ser apresentadas e serão apreciadas pela comissão de sistematização da Autorreforma. Essas intervenções podem ser feitas por filiados, militantes, simpatizantes ou qualquer pessoa que queira contribuir com o aperfeiçoamento do novo programa.

Responsável pela abertura do encontro, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, explicou a proposta da Autorreforma do PSB como ferramenta para fomentar um projeto nacional de desenvolvimento que seja capaz de vencer o retrocesso representado pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

"O Livro 5 da Autorreforma do PSB é o resultado de um trabalho muito importante, feito com um esforço muito grande e sistemático durante quase dois anos. Essas teses são, sobretudo, inovadoras e criativas que partem de uma visão crítica que o PSB tem do processo do sistema político, eleitoral e partidário brasileiro. Essas ideias refletem um projeto nacional de desenvolvimento em várias áreas, tanto na área social como na área de infraestrutura, ciência e tecnologia, socialismo criativo, Amazônia 4.0, quanto na ideia do país entrar na quarta Revolução Industrial?. Carlos Siqueira

Reformas estruturais e sustentabilidade são desafios do PSB

Líder do PSB na Câmara dos Deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ), contextualizou que hoje, o desafio do PSB é defender a Constituição de 1988, que está sob ataque, e ao mesmo tempo, apresentar os caminhos para fazer as reformas estruturais que até hoje não foram feitas, mesmo durante os governos progressistas.

"A reforma política, a reforma agrária, a reforma tributária, a reforma do Estado, e tantas outras reformas de que o país ainda precisa e é preciso fazê-las de forma a beneficiar em primeiro lugar o povo brasileiro. O objetivo central do nosso partido é apresentar ao país, um modelo de desenvolvimento que gere prosperidade para todos, reduza as desigualdades e garanta a sustentabilidade da nação?. Alessandro Molon

O líder da bancada Socialista, Danilo Cabral (PSB-PE), ressaltou que a educação é um pilar importante para o PSB e que a Autorreforma traz propostas para a melhora da educação brasileira.

"Ainda há 11 milhões de brasileiros adultos sem saber ler e escrever e para o PSB essa é uma questão central. O Brasil não pode mais conviver com a chaga do analfabetismo?. Danilo Cabral

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), destacou que uma das grandes apostas da Autorreforma do PSB é o investimento nas reformas propositivas e inovadoras para a promoção da justiça social na sociedade brasileira.

"É importante que possa ter uma reforma política para dar maior legitimidade aos eleitos, para que possam exercer mandatos populares de forma mais livre, em busca de uma sociedade mais justa. O Livro 5 vai trazer grandes contribuições à Autorreforma do PSB?. Tadeu Alencar

Durante a apresentação do Livro 5 da Autorreforma do PSB, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou que os socialistas defendem que a economia deve servir às pessoas, portanto, deve ter um desenvolvimento sustentável, e que a Autorreforma do PSB vai de encontro com esses propósitos, trazendo como eixo estratégico a economia criativa.

"Nosso partido tem a ousadia de propor como eixo estratégico dessa economia, a economia criativa, a economia que une inovação, tecnologia e criatividade?. Lídice da Mata

O deputado Camilo Capiberibe (PSB-AP) prabenizou a todos os envolvidos na elaboração do Livro 5 da Autorreforma do PSB e pontuou a importância do tema debatido pelo eixo temático 3, sustentabilidade ambiental.

"Redefinir o nosso modelo de consumo para podermos preservar a possibilidade da vida na Terra é uma questão fundamental. O debate desta questão pelo eixo temático número 3, coloca o PSB na vanguarda como um partido participante das grandes discussões sobre o futuro do Brasil e da humanidade?. Camilo Capiberibe

No evento, o deputado federal Denis Bezerra (PSB-CE) ressaltou que segundo o Ministério da Saúde, o Brasil, em 2016, tinha a quinta maior população idosa do mundo, e em 2030, o número de idosos ultrapassará o total de crianças entre 0 e 14 anos. O socialista afirmou que o partido propõe investir em políticas públicas para os brasileiros da terceira idade.

Preparar o país para esse novo momento não é uma tarefa fácil e por isso o PSB vem propondo a construção de políticas públicas para superar fragilidades na rede de proteção e acolhimento aos idosos. Queremos adaptar o Brasil para essa nova realidade, garantindo os direitos da pessoa idosa com justiça e equidade?.
Denis Bezerra

Mudança revolucionária da velha política brasileira

Membro da Executiva Nacional, o ex-deputado constituinte, presidente do Instituto Pensar e coordenador do portal Socialismo Criativo, Domingos Leonelli, reafirmou que a intenção do PSB é se reinventar criativamente, e que o Livro 5 da Autorreforma do PSB é a síntese desse propósito de mudança revolucionária na política brasileira.

"O Livro 5 da Autorreforma do PSB é um manifesto que resume a nossa intenção com o Brasil. É um manifesto muito audacioso, que propõe em determinado instante, o rompimento com a velha tradição da conciliação superficial. Ele propõe claramente que essas transformações que o Brasil precisa não podem mais ser mitigadas nem apresentadas sob forma de soluções conciliadoras. Esse Manifesto também aponta para uma proposta muito concreta de socialismo, onde nós definimos melhor a questão do socialismo criativo e ele define também um modelo de revolução?. Domingos Leonelli

Também participaram da live, membros da Comissão de Sistematização da Autorreforma do PSB, composta por Domingos Leonelli, Sinoel Batista, Paulo Bracarense, Raíssa Rossiter e Juliene Silva; e os secretários e secretárias nacionais dos segmentos do partido: Acilino Ribeiro (Movimento Popular Socialista ? MPS), Tathiane Araújo (LGBT Socialista), Valneide Nascimento (Negritude Socialista Brasileira ? NSB), Luciana Trindade (PSB Inclusão) e Tony Sechi (Juventude Socialista Brasileira ? JSB). A mediação da transmissão foi feita pelo integrante do Diretório Nacional, James Lewis.

O material estará disponível em www.autorreformapsb.com.br, assim como outros documentos anteriores, além de textos de autores consultados.

Confira a live de lançamento do novo site e do Livro 5 da Autorreforma do PSB aqui:

Compartilhe!



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: